quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bolos de requeijão

Bolos muito simples... e simplesmente deliciosos! Dos meus preferidos, porque ficam muito aromáticos e húmidos!



2 requeijões da serra da Estrela (fazem toda a diferença!)
8 ovos
300 g de açúcar
150 g de farinha
1 pitada de canela
100 g de margarina
1 fio de azeite (opcional)


Esmagam-se os requeijões com um garfo. Juntam-se todos os outros ingredientes e bate-se um pouco. Deita-se a massa, que deve ficar com grumos, em formas de papel.

Tendidos

Bolos muito simples, pouco doces, e que se conservam durante umas duas semanas, se se mantiverem bem fechados. Habitualmente, utilizo uma chávena de 250 ml.









1 chávena de ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de margarina
farinha com fermento, até tenderem (cerca de um quilo)

Faz-se uma mistura com os ovos, o açúcar e a margarina. Junta-se depois a farinha, aos poucos, batendo bem. Moldam-se os bolinhos, pincelam-se com gema de ovo ou coloca-se uma amêndoa sem pele, que ficará tostada e que dará sabor ao bolo.





Bolo de cenoura ralada com cobertura de chocolate





É um pouco sensível a mudanças bruscas de temperatura, depois de sair do forno, por isso é preciso ter algum cuidado, mas vale mesmo a pena fazê-lo, pois é absolutamente delicioso, por ficar húmido e pelo contraste entre o bolo e a cobertura de chocolate.




300 g de açúcar
400 g de cenoura ralada (ralador fino)
300g de farinha
8 ovos médios
1 iogurte natural
1 medida (do copo de iogurte) de óleo


Batem-se muito bem as claras em castelo e reservam-se.
Batem-se as gemas com o açúcar, depois com o iogurte e o óleo e, em seguida, a farinha. Por fim, junta-se a cenoura ralada e envolvem-se as claras em castelo.


A minha receita para a cobertura:



1 tablete de chocolate negro
1 pacote de natas
algumas colheres de sopa de leite

Para a cobertura, juntam-se todos os ingredientes e levam-se a lume baixo, mexendo sempre. Não se deve deitar a cobertura enquanto o bolo estiver quente, este bolo ou outro qualquer...

Por comodismo, apliquei também a minha velha técnica de juntar todos os ingredientes (exceto as claras) no recipiente e misturá-los, sem bater muito, adicionando finalmente as claras em castelo.